quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Desafio!




Bom dia, colegas archiveros!


Vamos ao desafio proposto pelo blog mãe? 

Todos já sabemos que hoje em dia para viajarmos a países do exterior sem ter problemas e sem estragar nossas viagens, precisamos cumprir uma série de requisitos, sejam estes relacionados às regras de nosso próprio país ou sejam com as regras do país estrangeiro. 

Cada nação, no processo de recepção de pessoas de outra nacionalidade em seu interior, possui suas próprias normas: algumas simples, outras complexas. Quase sempre, para que demonstremos o cumprimento dessas normas, precisamos comprovar com documentos... MUITOS DOCUMENTOS!

Quando falamos de intercâmbio estudantil, além das comprovações normalmente solicitadas para turistas, mais comprovações documentais são solicitadas.

Para que compreendam melhor, escolhemos a Austrália para exemplificar. Esse país solicita aproximadamente 20 documentos para seja possível emitir um visto de estudante para permanecer na Austrália por no mínimo 14 semanas com o intuito de fazer um curso, seja de inglês, francês, técnico, ensino médio, graduação ou pós-graduação. 

Alguns desses documentos seguem listados abaixo:
- Ter em mãos a confirmação de matrícula (COE Confirmation of Enrolment), emitida pela própria escola.
- Pagar o seguro de saúde obrigatório.
- Ter comprovações de condição financeira.
- Ter evidências de motivos para retornar ao Brasil.
- Ter uma cópia das passagens aéreas.
- Ter feito exames médicos por doutores credenciados da Embaixada da Austrália.
- Pagar a taxa à Embaixada da Austrália através de um cheque nominal.
Para estudantes menores de idade que vão fazer intercâmbio na Austrália, também é necessário apresentar:
- Quatro vias da autorização de viagem assinada pelos pais, ou responsáveis legais, com firmas reconhecidas em cartório (uma cópia fica com a Embaixada e outras três com o estudante).
- Preencher o Formulário 1229 com as assinaturas dos pais, juntamente com a cópia autenticada de seus documentos de identidade e da certidão de nascimento do estudante.
- Welfare Letter, que indicará um responsável legal pelo estudante na Austrália, Guardian dará suporte geral ao estudante durante sua permanência no país.



Como desafio, pedimos que nossos colegas sejam criativos e optem por uma das duas propostas abaixo para comentar:

a) Escolher 3 dos documentos acima listados e dizer quais seriam as marcas ou as características que os tornariam autênticos tendo em vista as diferentes tipologias documentais relacionadas ; 

 b) A maneira como a Austrália pode reconhecer documentos criados em outros países como verídicos e autênticos e o que precisam esse país precisa fazer para isso.

Abraços e boa sorte!

João e Tuila

Fontes: <http://www.customs.gov.au/default.asp>, <http://www.australiancentre.com.br/site/australia/guia-intercambio-australia.asp>.

Um comentário:

  1. Resposta da letra "B"

    O primeiro passo é criar um sistema com bases de dados em que a Austrália possa compartilhar com outros países.

    Nesse sistema teria que ter a relação de quais critérios o Brasil considera um documento autêntico. O RG apresenta algumas características como: a cor do papel é verde- pode apresentar algumas variações de tom- a impressão digita do polegar direito dentro do quadrinho, a foto com furinhos identificando o órgão que emitiu, a assinatura do titular - respeitando o espaço- a quantidade de dígitos do registro geral de acordo com cada estado, a data de expedição, filiação... entre outros. Assim fariam com todos os outros documentos emitidos pelo Brasil.

    Os países compartilhando esse sistema de dados, treinando funcionários a analisar os itens de seguranças tanto a Austrália e o Brasil evitariam que pessoas entrassem no país com documentos falsificados\ adulterados.

    Raíssa Mota Castro





    ResponderExcluir