Abaixo segue uma análise/exercício feito em aula, dia 07/12/2012, numa visita ao Centro de Documentação da Universidade de Brasília (CEDOC – UnB).
1. Quais são as espécies documentais encontradas no CEDOC?
- Atas de reunião;
- Registros de diplomas;
- Dossiês de professores;
- Dossiês de alunos;
- Memorandos; e
- Pareceres jurídicos.
2. Quais as correspondentes funções de tais espécies?
- Atas de reunião: para registro das deliberações;
- Registros de diplomas: servir de prova para deferimento ou indeferimentos nos registros e como controle de expedição;
- Dossiês de professores: assentamento funcional;
- Dossiês de alunos: registro de acompanhamento acadêmico;
- Memorandos: comprovar a comunicação dentro da universidade; e
- Pareceres jurídicos: registrar a análise e aprovação jurídicas dos processos, contratos, convênios etc. realizados pela universidade.
3. Quais os tipos documentais existentes no CEDOC?
- Atas de deliberações;
- Registros de deferimento de diplomas;
- Dossiês de assentamento funcional docente;
- Dossiês de acompanhamento acadêmico discente;
- Memorandos; e
- Pareceres Jurídicos de convênios.
4. Relacione as séries documentais do arquivo do cedo com as respectivas fases dos ciclos de vida, de acordo com as teorias das três idades.
Neste caso, para facilitar a compreensão, relacionaremos as séries documentais apenas em duas fases, sendo a primeira relativa à gestão documental em si, compreendendo as fases corrente e intermediária, e a segunda referente à fase permanente.
Relação com a 1ª fase:
- Dossiês de acompanhamento acadêmico discente; e
- Memorandos.
Relação com a 2ª fase
- Atas de deliberações;
- Registros de deferimento de diplomas;
- Dossiês de assentamento funcional docente; e
- Pareceres Jurídicos de convênios.
5. Sugira um plano de classificação para os documentos do CEDOC.
Espécie Documental
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Tipo Documental
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Fase Corrente
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Fase Intermediária
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Fase Permanente
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Memorandos
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Memorandos informativos internos.
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1 ano
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-
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-
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Dossiês
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Para acompanhamento acadêmico de graduação de discentes
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Até a conclusão da graduação.
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5 anos
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-
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Dossiês
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Para registro de assentamento funcional de docentes
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Durante o ano em curso
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Até afastamento permanente do serviço ativo
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Guarda permanente
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Atas de reunião
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Para registro de atos deliberativos
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5 anos
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5 anos
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Guarda Permanente
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Registro de diplomas
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Para deferimento ou indeferimento de registro
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1 ano
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-
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Guarda Permanente
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Pareceres jurídicos
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Para prova de análise e aprovação jurídica de contratos
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10 anos
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5 anos
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Guarda Permanente
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6. Que ações arquivísticas poderiam ser implantadas no CEDOC?
- Projetos de divulgação do acervo, pois o Centro de Documentação apresenta-se sem visibilidade dentro da UnB e é desconhecido pelo corpo discente e docente que desconhecem o potencial da documentação ali guardada;
- Projetos de assistência técnica nos setores correntes, visando à melhoria das transferências e do tratamento arquivístico dos documentos em sua concepção e recepção;
- Investimento na conservação preventiva do acervo, pois verificamos baixa preocupação em relação a isso, como muitos objetos de madeira não tratados para alocação de arquivos, falta de controle ambiental (temperatura alta e umidade baixíssima), extintores vencidos, caixas e estantes coladas nas paredes etc.
João Paulo e Tuila
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